segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Perigo Da Avaliação Equivocada

NÚMEROS 13. 1-2, 21-33


E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. 


(...)


Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate.
E subiram para o lado do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Enaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito).
Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.
Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel.
E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.
E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. 




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


- Conhecemos a história de Israel no deserto, e que Deus havia prometido essa terra a eles, ou seja, Canaã, no entanto eles duvidaram que eles conseguiriam tomar essa terra.


- Esses doze homens que saíram para espiar a terra, saíram do acampamentos como príncipes, com mente de príncipes, no entanto quando voltaram, dez deles estava se considerando pequenos como gafanhotos, e isso é algo que não podemos fazer, ou seja, nunca podemos ir e voltar a algum lugar sendo algo pior que já eramos.


- Não somos qual quer coisa, não se considera escória da sociedade, somos príncipes e princesas, somos filhos de Deus, o Todo Poderoso.


- Eles colocaram um porém humano, na afirmativa de Deus, mesmo Deus tendo falado que ia dar a terra independentemente de quem estivesse lá. Nunca duvide de Deus.


- Eles deram lugar a estratégia diabólica da divisão, algo que nunca podemos fazer, devemos sempre permanecer unidos!


- O segredo para ficar unido é respeitar um ao outros.


- O erro deles foi super valorizar o adversário, algo que também não podemos fazer, por que nosso Deus é maior do que qualquer diversidade. 


 - Eles se baseavam em "achometro", considerando que eles estavam espiando a terra, os gigantes não viram eles, mas eles achavam que os gigantes os consideravam gafanhotos, sem mesmo os gigantes ter falado com eles.


- Como visto em Números 14.11 "E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?" eles esqueceram de tudo que Deus havia feito. Nunca esqueça tudo que Deus já fez por você, por que Ele continuará agir em seu favor, não tema!


Beijos e Abraços!


Semana Abençoada!


Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprendendo Com Erros De Mical

2 SAMUEL 6.14-23 E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim subindo, leva...